sábado, 5 de julho de 2008

Inclusão digital dos professores


Para atender à demanda da inserção dos professores na era digital, foi lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira, 4, em Brasília, o Programa Computador Portátil para Professor, como parte da política de informatização das escolas brasileiras. Com o programa, os docentes poderão adquirir computadores portáteis a baixo custo — R$ 1 mil — e ter acesso a uma linha facilitada de financiamento. Os equipamentos serão em torno de 35% mais baratos que os disponíveis no mercado atualmente.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, destaca que é importante cada professor adquirir seu equipamento, já que os 37 milhões de alunos da rede pública de escolas urbanas terão acesso à internet até 2010. Serão 56 mil escolas conectadas. “Com acesso à rede, o professor vai poder atualizar suas práticas pedagógicas, se valendo da tecnologia da informação para ensinar melhor”, explica o ministro. Afirma Haddad .

O secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Bielschowsky, explica que em agosto, os professores podem começar a adquirir os computadores. Basta irem às agências dos correios ou dos bancos credenciados, escolher o modelo do equipamento e fazer a inscrição. Eles receberão os computadores em casa. “O objetivo de tudo isso é tornar a escola mais dinâmica, fazendo com que o professor tenha vontade de ensinar e o aluno, de aprender”, destaca

quarta-feira, 2 de julho de 2008

E a gente pensa que repete corretamente os "ditos populares"...


Enviada por Nazaré Fonseca para Rosa Lia Rodrigues e Pereira


Dicas do Profº Pasquale
Nossa Língua Portuguesa
Profº Pasquale Cipro Neto

No popular se diz: 'Esse menino não para quieto, parece que tem bicho
carpinteiro
Correto: 'Esse menino não para quieto, parece que tem bicho no corpo
inteiro'
EU NÃO SABIA. E VOCÊ?

Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.'
Enquanto o correto e: ' Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.'

'Cor de burro quando foge.'
O correto e:
'Corro de burro quando foge!'

Outro que no popular todo mundo erra:
'Quem tem boca vai a Roma.'
O correto é:
'Quem tem boca vaia Roma.' (isso mesmo, do verbo vaiar).

Outro que todo mundo diz errado,
'Cuspido e escarrado' - quando alguém quer dizer que e muito parecido com
outra pessoa.
O correto e:
'Esculpido em Carrara.' (Carrara e um tipo de mármore)

Mais um famoso... 'Quem não tem cão, caça com gato.'
O correto e:
'Quem não tem cão, caça como gato... ou seja, sozinho!'

Vai dizer que você falava corretamente algum desses?

Representantes do povo

Essa notícia foi postada no site da Assembléia Legislativa do Pará em 25 de Junho de 2008.

Os deputados de oposição ao governo Ana Júlia conseguiram nesta quarta-feira (25/06), pelo segundo dia consecutivo impedir a votação de projetos de interesse do Executivo. Desde terça-feira, o projeto que autoriza o governo a contratar financiamento no valor de R$ 1.500.000,00, (um milhão e quinhentos mil reais) não foi votado. O dinheiro é para a aquisição de seis embarcações com capacidade para transportar 35 alunos cada uma, beneficiando até duzentas e dez crianças e adolescente que necessitam de transporte hidroviário para terem acesso à escola.

“Estamos discutindo tudo que temos para discutir e não estamos obstruindo nada”, justificou o deputado José Megale (PSDB), protestando pela forma desrespeitosa como a oposição tem sido tratada. “Não tem acordo com o governo, porque ele não atende os pleitos da oposição, só tem acordo com quem cumpre acordo”, garantiu Megale.

Qual é o povo que os ilustres deputados representam?