sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

NORMAS E PROCEDIMENTOS DA ESCOLA LAURO SODRÉ

Aqui Temos as Normas e os Procedimentos da Escola Lauro Sodré
I. HORÁRIO DE AULAS
• MANHÃ: 7h30min às 12h30min
• TARDE: 13h30min às 18h30min
• NOITE: 19h às 22h30min
Após a tolerância de 15 min. O aluno só poderá entrar com a autorização da Direção ou do SOP (Serviço de Orientação Pedagógica)
O aluno só poderá ausentar-se, antes do término das aulas, com autorização da Direção e do SOP.
O aluno só poderá entrar na escola sem uniforme até o dia
Não será permitido o uso de bonés, boinas e lenços na cabeça.
As alunas que por motivos religiosos estão impedidas de usar calça comprida deverão obter, com a vice diretora do turno ou SOP, autorização vestindo saia. (altura do joelho)
Na blusa do uniforme deverá constar apenas o emblema da escola, portanto é proibido personalizar e colocar outros desenhos na mesma.
Não reduzir o comprimento da blusa. A mesma deverá cobrir o cós da calça para evitar exposição da cintura.
II. DIREITOS DO ALUNO
1. Integrar-se, de acordo com seus interesses às associações escolares em funcionamento na escola;
2. Promover, com autorização da direção, festas, reuniões de caráter cívico, esportivo, cultural, artísticos e comemorativos;
3. Receber as avaliações de cada bimestre, devidamente corrigidas pelo professor, assim como receber informações, do professor, sobre seu critério de avaliação;
4. Receber ao final do ano letivo boletim escolar contendo resultados do seu aproveitamento anual;
5. Requerer 2ª chamada de prova, no prazo de 48 horas úteis, apresentando atestado médico/declaração de trabalho ou com a presença do responsável, na sala da vice direção ou SOP;
6. Recorrer a Direção ou SOP quando se sentir prejudicado;
7. Ausentar-se da Unidade de Ensino, em caso de necessidade, desde que autorizado pela Direção ou pelo SOP;
8. Trancar matrícula, desde que tenha feito a 1ª Avaliação. Prazo até 31/10/2009;
9. Ser tratado com respeito e atenção pelo corpo administrativo, técnico, docente, funcionários de apoio e demais estudantes;
10. Ter acesso as dependências da escola em horários contrários as aula, em caso de necessidade e autorizado pela Direção ou SOP;
11. Utilizar a quadra de esporte, nos feriados e fins de semana, desde que esteja autorizado para isso.
III. DEVERES DO ALUNO
1. Tratar com respeito e atenção a todos os que constituem a comunidade escolar;
2. Zelar pela conservação do prédio, mobiliário escolar e de todo material de uso coletivo e individual, responsabilizando-se pela indenização de qualquer prejuízo causado voluntariamente a objetos de propriedade da escola ou do colega;
3. Ser assíduo, pontual e participativo nas atividades escolares;
4. Freqüentar as aulas devidamente uniformizadas, não descuidando de sua higiene pessoal;
5. Permanecer em sala de aula durante o horário de aulas, mantendo atitudes dignas de respeito e atenção;
6. Justificar eventuais ausências, desde o primeiro dia da falta.
IV. SERÁ VETADO AO ALUNO
1. Contatos físicos exagerados (beijos e abraços) com colegas e professores;
2. Namorar no ambiente escolar;
3. Entrar em classe ou sair dela sem a permissão do professor, quando este estiver ministrando suas aulas;
4. Mascar chicletes e usar corretivo nas dependências da escola;
5. Trazer para a escola quantias em dinheiro, objetos de valor, inclusive de uso pessoal, assumindo inteira responsabilidade por eles se assim o fizer. No caso de furto a direção não se responsabilizará pelo dano;
6. Portar estiletes e objetos contundentes que atentem contra a integridade física das pessoas;
7. Desobedecer ou desrespeitar as NORMAS INTERNAS da escola ou ainda provocar desordens de qualquer natureza;
8. Utilizar nas salas e dependências da escola qualquer tipo de objeto que emita som e possa prejudicar o ambiente escolar inclusive o uso de aparelho celular.
OBS:
O aluno que desrespeitar as NORMAS INTERNAS DA ESCOLA sofrerá as seguintes punições:
1º - Advertência oral;
2º - Registro no livro de ocorrências;
3º - Ciência dos pais e/ou responsáveis;
4º - Suspensão das aulas;
5º - Desligamento da escola.
No caso de pichação o aluno limpará o que sujou e sofrerá punições (Art. 65 – Lei 9605/98).
VII. EDUCAÇÃO FÍSICA ( Manhã e Tarde)
1. Haverá duas aulas semanais no mesmo horário das aulas de letras para os alunos do Ensino Fundamental. Alunos do Ensino Médio farão Educação Física à tarde
2. Alunos com problemas de saúde e impedidos da prática da Educação Física deverão solicitar, ao seu professor de Educação Física, encaminhamento médico para a perícia no NEL; (DEAF);
3. O resultado da perícia deverá ser entregue, de imediato, ao professor de Educação Física;
4. A prática do Desporto em Pólo Desportivo não isenta o aluno das aulas de Educação Física;
5. É obrigatório o uso de uniforme nas aulas de Educação Física ressaltamos que, a partir do dia ____/_____/_______ o mesmo passará a ser exigido.
VIII. LIVROS DIDÁTICOS
1. Todos os alunos do Ensino Fundamental receberão livros didáticos das seguintes disciplinas: Português, Matemática, Ciências, Geografia e História; Os alunos do Ensino Médio receberão livros de Física, Geografia, Português, Matemática, Biologia, História e Química. Os mesmos deverão ser encapados, identificados com o nome, turma, ano e devolvidos ao final do ano letivo em perfeito estado de conservação;
2. Ao receber os livros o aluno assumirá inteira responsabilidade pelos mesmos, inclusive respondo-os em caso de extravio.
IX. ESTUDOS DE DEPENDÊNCIA
1. Freqüente assiduidade as aulas de dependência, pois são tão importantes quanto as aulas da série de origem;
2. As aulas de dependência serão em turno contrário as da aula da série de origem;
3. Ao fazer a matrícula na série de origem não se esqueça de fazer a matrícula na dependência se for o caso;
4. Passe na sala da vice direção a partir de ____/____/______ e receba a carteira de estudos de dependência.
X RECUPERAÇÂO
1. Haverá duas etapas de estudos de recuperação, durante o ano letivo;
1ª. Junho de 2009 (todas as disciplinas)
2ª. Dezembro de 2009 ( em até quatro disciplinas)
Direção e SOP

ENTREGA DE LIVROS

Calendário de entrega dos livros

Nos dias 26 e 27 de Fevereiro serão entregue os livros para os alunos da noite.

Não Faltem!

MANHÃ

TARDE

17/02/2009

5º Série

03/03/2009

5º Série

18/02/2009

6º Série

04/03/2009

6º Série

19/02/2009

7º Série

05/03/2009

7º Série

20/02/2009

8º Série

06/03/2009

8º Série

02/03/2009

1º Série

03/03/2009

2º Série

04/03/2009

3º Série

NOVAS TURMAS DO CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Estão abertas as inscrições para as novas turmas do curso de formação continuada em Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
As aulas começarão dia 16 de fevereiro
A 3ª E 4ª edição do curso serão realizadas no primeiro semestre de 2009, sendo que cada edição consta de 12 turmas cada. Outras duas edições acontecerão no segundo semestre de 2009.
CLIENTELA
O curso é oferecido aos professores da rede estadual de ensino que ainda não estão familiarizados com os recursos computacionais presentes nas Salas de Informática (SI) das escolas, ou que desejam receber formação para serem lotados nesses espaços.
É importante que o professor tenha disponibilidade de dois dias na semana(Segunda e Quarta ou Terça e Quinta), para participar do curso em um dos três turnos. Lembrando que o NTE disponibiliza 15 vagas para cada turma, e que são duas turmas por turno (Manhã, Tarde e Noite).
METODOLOGIA
A metodologia trabalhada é semi-presencial com apoio de apostilas, sendo que o cursista terá 18 dias de aulas presenciais (72 horas)e 28 horas a aula a distância, através do ambiente EPROINFO, perfazendo uma carga horária total de 100 horas.
OS PERÍODOS
Os períodos de aula estão assim distribuídos: 16 DE FEVEREIRO a 16 DE ABRIL (3ª edição) e 27 DE ABRIL a 30 DE JUNHO (4ª edição).
A INSCRIÇÃO
Os interessados tem até o dia 13 de fevereiro para fazer a pré-inscrição por telefone (3276 2223) ou diretamente com nossa Secretária, Profª. Cristina Aragão.

PALESTRA SOBRE SEXUALIDADE


Por ocasião da apresentação dos alunos, a Escola Lauro Sodré, sempre preocupada em informar, programou uma palestra abordando o tema: SEXUALIDADE HUMANA, tendo como palestrante a professora Maria Bentes, que esclareceu muitas dúvidas quanto aos métodos contracepitivos, DSTs e reflexões sobre sexo com amor e responsabilidade. A competente professora faz parte da equipe de professores da escola. VALEU MARIA!

APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS


A Escola Estadual Lauro Sodré, organizada com sempre, apresentou seus professores e equipe técnica aos alunos, esclareceu normas e procedimentos da escola. O Diretor Colemar Pereira dos Santos, o maestro dessa orquestra afinada, juntamente com a dinâmica vice diretora Teonila Carneiro, fizeram o discurso de boas vindas.

APRESENTAÇÃO DE ALUNOS E REUNIÃO DE PAIS

Faz-se necessário a presença dos pais/responsáveis e do aluno por ocasião da reunião. (manhã e tarde)

MANHÃ: 08:00 h

TARDE 14:00 h

NOITE :19:30 h

16/02/2009 – 5ª SÉRIE

16/02/2009 – 5ª SÉRIE

16/02/2009 – 1ª SÉRIE

17/02/2009 – 6ª SÉRIE

17/02/2009 – 6ª SÉRIE

17/02/2009 – 2ª SÉRIE

18/02/2009 – 7ª E 8ª SÉRIES

18/02/2009 – 7ª SÉRIE

18/02/2009 – 3ª SÉRIE

19/02/2009 – 1ª SÉRIE (E. M.)

19/02/2009 – 8ª SÉRIE

20/02/2009 – 2ª E 3ª SÉRIES (E. M.)

REUNIÃO DOS PAIS

26/02/2009 – 5ª E 6ª SÉRIE

27/02/2009 – 7ª E 8ª SÉRIE


APRESENTAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NOTURNO

1ª SÉRIE - 16/02/09
2ª SÉRIE - 17/02/09
3ª SÉRIE - 18/02/09
HORA : 19:30 h.
LOCAL : AUDITÓRIO DA ESCOLA
OBS: ADQUIRIR XEROX DO BOLETIM INFORMATIVO 2009 E TRAZER NO DIA DA APRESENTAÇÃO