sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

NORMAS E PROCEDIMENTOS DA ESCOLA LAURO SODRÉ

Aqui Temos as Normas e os Procedimentos da Escola Lauro Sodré
I. HORÁRIO DE AULAS
• MANHÃ: 7h30min às 12h30min
• TARDE: 13h30min às 18h30min
• NOITE: 19h às 22h30min
Após a tolerância de 15 min. O aluno só poderá entrar com a autorização da Direção ou do SOP (Serviço de Orientação Pedagógica)
O aluno só poderá ausentar-se, antes do término das aulas, com autorização da Direção e do SOP.
O aluno só poderá entrar na escola sem uniforme até o dia
Não será permitido o uso de bonés, boinas e lenços na cabeça.
As alunas que por motivos religiosos estão impedidas de usar calça comprida deverão obter, com a vice diretora do turno ou SOP, autorização vestindo saia. (altura do joelho)
Na blusa do uniforme deverá constar apenas o emblema da escola, portanto é proibido personalizar e colocar outros desenhos na mesma.
Não reduzir o comprimento da blusa. A mesma deverá cobrir o cós da calça para evitar exposição da cintura.
II. DIREITOS DO ALUNO
1. Integrar-se, de acordo com seus interesses às associações escolares em funcionamento na escola;
2. Promover, com autorização da direção, festas, reuniões de caráter cívico, esportivo, cultural, artísticos e comemorativos;
3. Receber as avaliações de cada bimestre, devidamente corrigidas pelo professor, assim como receber informações, do professor, sobre seu critério de avaliação;
4. Receber ao final do ano letivo boletim escolar contendo resultados do seu aproveitamento anual;
5. Requerer 2ª chamada de prova, no prazo de 48 horas úteis, apresentando atestado médico/declaração de trabalho ou com a presença do responsável, na sala da vice direção ou SOP;
6. Recorrer a Direção ou SOP quando se sentir prejudicado;
7. Ausentar-se da Unidade de Ensino, em caso de necessidade, desde que autorizado pela Direção ou pelo SOP;
8. Trancar matrícula, desde que tenha feito a 1ª Avaliação. Prazo até 31/10/2009;
9. Ser tratado com respeito e atenção pelo corpo administrativo, técnico, docente, funcionários de apoio e demais estudantes;
10. Ter acesso as dependências da escola em horários contrários as aula, em caso de necessidade e autorizado pela Direção ou SOP;
11. Utilizar a quadra de esporte, nos feriados e fins de semana, desde que esteja autorizado para isso.
III. DEVERES DO ALUNO
1. Tratar com respeito e atenção a todos os que constituem a comunidade escolar;
2. Zelar pela conservação do prédio, mobiliário escolar e de todo material de uso coletivo e individual, responsabilizando-se pela indenização de qualquer prejuízo causado voluntariamente a objetos de propriedade da escola ou do colega;
3. Ser assíduo, pontual e participativo nas atividades escolares;
4. Freqüentar as aulas devidamente uniformizadas, não descuidando de sua higiene pessoal;
5. Permanecer em sala de aula durante o horário de aulas, mantendo atitudes dignas de respeito e atenção;
6. Justificar eventuais ausências, desde o primeiro dia da falta.
IV. SERÁ VETADO AO ALUNO
1. Contatos físicos exagerados (beijos e abraços) com colegas e professores;
2. Namorar no ambiente escolar;
3. Entrar em classe ou sair dela sem a permissão do professor, quando este estiver ministrando suas aulas;
4. Mascar chicletes e usar corretivo nas dependências da escola;
5. Trazer para a escola quantias em dinheiro, objetos de valor, inclusive de uso pessoal, assumindo inteira responsabilidade por eles se assim o fizer. No caso de furto a direção não se responsabilizará pelo dano;
6. Portar estiletes e objetos contundentes que atentem contra a integridade física das pessoas;
7. Desobedecer ou desrespeitar as NORMAS INTERNAS da escola ou ainda provocar desordens de qualquer natureza;
8. Utilizar nas salas e dependências da escola qualquer tipo de objeto que emita som e possa prejudicar o ambiente escolar inclusive o uso de aparelho celular.
OBS:
O aluno que desrespeitar as NORMAS INTERNAS DA ESCOLA sofrerá as seguintes punições:
1º - Advertência oral;
2º - Registro no livro de ocorrências;
3º - Ciência dos pais e/ou responsáveis;
4º - Suspensão das aulas;
5º - Desligamento da escola.
No caso de pichação o aluno limpará o que sujou e sofrerá punições (Art. 65 – Lei 9605/98).
VII. EDUCAÇÃO FÍSICA ( Manhã e Tarde)
1. Haverá duas aulas semanais no mesmo horário das aulas de letras para os alunos do Ensino Fundamental. Alunos do Ensino Médio farão Educação Física à tarde
2. Alunos com problemas de saúde e impedidos da prática da Educação Física deverão solicitar, ao seu professor de Educação Física, encaminhamento médico para a perícia no NEL; (DEAF);
3. O resultado da perícia deverá ser entregue, de imediato, ao professor de Educação Física;
4. A prática do Desporto em Pólo Desportivo não isenta o aluno das aulas de Educação Física;
5. É obrigatório o uso de uniforme nas aulas de Educação Física ressaltamos que, a partir do dia ____/_____/_______ o mesmo passará a ser exigido.
VIII. LIVROS DIDÁTICOS
1. Todos os alunos do Ensino Fundamental receberão livros didáticos das seguintes disciplinas: Português, Matemática, Ciências, Geografia e História; Os alunos do Ensino Médio receberão livros de Física, Geografia, Português, Matemática, Biologia, História e Química. Os mesmos deverão ser encapados, identificados com o nome, turma, ano e devolvidos ao final do ano letivo em perfeito estado de conservação;
2. Ao receber os livros o aluno assumirá inteira responsabilidade pelos mesmos, inclusive respondo-os em caso de extravio.
IX. ESTUDOS DE DEPENDÊNCIA
1. Freqüente assiduidade as aulas de dependência, pois são tão importantes quanto as aulas da série de origem;
2. As aulas de dependência serão em turno contrário as da aula da série de origem;
3. Ao fazer a matrícula na série de origem não se esqueça de fazer a matrícula na dependência se for o caso;
4. Passe na sala da vice direção a partir de ____/____/______ e receba a carteira de estudos de dependência.
X RECUPERAÇÂO
1. Haverá duas etapas de estudos de recuperação, durante o ano letivo;
1ª. Junho de 2009 (todas as disciplinas)
2ª. Dezembro de 2009 ( em até quatro disciplinas)
Direção e SOP

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