sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Ações do Laboratório de Informática de 2008



Rosa Lia Rodrigues e Pereira

Janeiro de 2009

Minha formação em informática aplicada à educação se deu em 2007, através do Curso de Formação de Professores em Informática Educacional, no Núcleo de Tecnologia Educacional. Minha experiência prática como professora do Laboratório de Informática está acontecendo na Escola Estadual Lauro Sodré, desde janeiro de 2008. Iniciamos a implantação da informática aplicada à educação no turno noturno nesta unidade de ensino.

Depois de ter sido devidamente apresentada aos demais professores, apliquei um questionário diagnóstico aos professores, técnicos e funcionários, instrumento que pode me dar a real situação quanto o nível de conhecimento em informática, então constatei que a grande maioria precisa fazer um curso de formação/atualização. Que não aconteceu devido o laboratório não oferecer condições para a aplicabilidade do curso, inicialmente nas máquinas estavam instalados diversos sistemas operacionais, todas as variações do Linux possíveis. Essa situação só foi resolvida em meados de agosto, quando foi instalado o Boto SetLinux. Mesmo com este problema, os alunos do noturno puderam desde o inicio do ano usufruir do laboratório de informática, tendo todas as turmas um horário fixo. Atendemos também a alunos para pesquisa e para elaboração de trabalhos escolares, nos momentos em que o laboratório não está sendo usado.

Quanto à parceria com os professores, alguns têm mais interesse, outros menos em utilizar a informática com uma ferramenta educacional. A Professora Ana Célia, de Biologia, é a que mais frequenta o laboratório com seus alunos. Também frequentam a Professora Leny, de Literatura, a Professora Regina Coely, de Química II e Solange, de História. Durante o período que antecedeu o 5º Luau Cultural da Escola, o laboratório deu um grande apoio aos alunos na realização dos trabalhos.

O laboratório tem suas atividades próprias, como a de passar noções do Writer, do Impress, do Calc de acordo com a sua aplicabilidade nas atividades pedagógicas propostas. Também foi seguido o planejamento proposto pela coordenação com a utilização dos objetos de aprendizagem e a construção do Blog da escola, apenas o intercambio entre as escolas deixou de ser feito por nós devido à absoluta falta de tempo.

Para o período letivo de 2009, temos como meta além na utilização de programas e ferramentas do computador, conseguir uma maior participação dos professores, desenvolvendo projetos com seus alunos as em parceria com o laboratório de informática. A nossa expectativa agora é a de ministrar um curso de formação para os professores, técnicos e funcionários, que além de desenvolverem habilidades no manejo com a rede e com softwares, terão mais segurança na criação e execução dos projetos.

Nenhum comentário: