sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

EDUCAÇÃO COM TECNOLOGIA

Escola usa tecnologia em benefício da educação

Texto e fotos: Lucas Eugênio.

Com o objetivo de divulgar práticas pedagógicas, eventos e notícias, a Escola Lauro Sodré criou na internet um blog atualizado com fotos, calendários de prova e informações úteis a alunos e professores da instituição. Um blog é uma espécie de diário que virtual, no qual o usuário pode publicar textos, fotos, arquivos de áudio, chamados de podcasts, e até vídeos.

Segundo a professora Rosa Lia Rodrigues, responsável pela iniciativa, a ferramenta tem incentivado a comunidade escolar a se envolver nas atividades do colégio. "Todos gostam de ver suas fotos e das atividades de que participam. Com a visibilidade de sua escola, você se sente mais valorizado", afirma.

O blog é uma nova proposta de metodologia educacional, que alia as práticas pedagógicas às tecnologias da informação, no caso, a web. Para Rosa, que faz especialização em Mídias na Educação, a Internet é um dos instrumentos que facilita o desenvolvimento das atividades escolares. "O uso de ferramentas como televisão, rádio e Internet prende mais a atenção do aluno, assim as aulas se tornam mais agradáveis", diz a professora.

A professora Rosa Lia conta que o blog terá neste ano ainda mais funções que, além de inovarem o conteúdo da página, devem incentivar a participação dos alunos. Atualmente, a produção de conteúdo para a página conta com apenas dois alunos colaboradores, mas esse trabalho deve ter o envolvimento de mais estudantes em breve.

O aluno Marlon Vitor Souza Costa, um dos colaboradores do blog, acredita que a página do colégio dá visibilidade às ações da instituição de ensino. "Se há um evento na escola, dificilmente um jornal ou a canal de televisão vai divulgar. O blog é uma forma de mídia própria que nós utilizamos para mostrar os nossos trabalhos", explica.

Marlon parece estar tão comprometido com a produção de material para o blog que faz questão de citar as novidades que entrarão no ar ainda em 2009. "Pretendemos criar um chat (programa de bate-papo), o qual o estudante poderá tirar dúvidas fora das salas e, com isso, aumentar a interação entre alunos e professores", conta. O colaborador também comenta que há planos de disponibilizar apostilas na Internet para que alunos possam baixar e usar nas aulas.

O Governo Federal incentiva a utilização da informática no ensino de crianças e adolescentes e reconhece os benefícios dessa prática. No ano passado, o Ministério da Educação divulgou que os 37 milhões de alunos da rede pública de escolas urbanas terão acesso gratuito à Internet até 2010 - um total de 56 mil escolas conectadas. Foram anunciadas licitações para a criação de 29 mil laboratórios de informática para escolas de ensino fundamental de todo o Brasil.

Serviço

Quem quiser acessar o blog e acompanhar as atividades da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Lauro Sodré, só precisa acessar na Internet o endereço escolalaurosodre.blogspot.com. Os interessados em acompanhar de perto o trabalho da professora Rosa Lia e de seus colaboradores podem ir até a sede da escola, na Travessa Pirajá s/n, entre as avenidas Duque de Caxias e Visconde de Inhaúma.


2 comentários:

NTE BELÉM-PA disse...

Oi, Pessoal do LS, passei para deixar um alo e parabenizar o trabalho da Sala de Informatica. O blog está excelente. Continuem com o belo trabalho. Franz

Sarah Bemergui disse...

Olá pessoal!!!
Comentem as postagens no blog criado pela professora Rosa-Lia (do turno da noite), pois este blog é rico em informações e foi feito com todo o carinho e competência pela professora.
Porém este blog precisa ser levado a sério, por esse motivo evitem comentários destrutivos!
Frequêntem mais a sala de informática, a professora Rosa-Lia irá receber vocês muito bem e a mesma sempre está disposta a ajudar.
Boa pesquisa!