quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Projeto Minha Terra 2009

A Escola Lauro Sodré está participando da Comunidade Virtual Educared-Minha Terra 2009-Aprender a inovar. Leiam o projeto na íntegra:

Título do Projeto: Aldeia Cabana de Cultura Amazônica Davi Miguel
Público Alvo: Alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Lauro Sodré

Escola: EEEFM LAURO SODRÉ http://escolalaurosodre.blogspot.com

Turno: Manhã, Tarde, Noite

Professores envolvidos: Ezequias Monteiro, Rosa Lia Rodrigues e Pereira e Solange Miglio (História).

Previsão de inicio: Outubro Termino: Dezembro/2009.

Tema: Cidade e Cultura

Pauta: Espaços culturais

DESCRIÇÃO

A Aldeia Cabana foi construída na Av. Pedro Miranda como uma alternativa para os eventos culturais que aconteciam na Av. Presidente Vargas. Nosso projeto visa à compreensão, apreensão e a valorização deste espaço cultural. Tem como finalidade discutir se tem significado para os moradores do bairro e para os da cidade como um todo. O entender sobre a denominação dada ao referido prédio público, e também compreender a polêmica criada pela troca do nome original. Dessa forma por meio deste projeto temos como objetivo geral incentivar o entendimento, a conservação e a valorização do patrimônio histórico e cultural, resguardando a identidade do povo paraense, e como objetivos específicos 1) Estimular atitudes de valorização do patrimônio cultural, 2) Promover palestras sobre o conceito de patrimônio cultural, 3) Fomentar a pesquisa que gerem produção de informações, 4) promover visitas a Aldeia Cabana, produzir textos, imagens, áudio e vídeos, 5) Socializar os trabalhos por meio de exposição na Escola, eos resultados serão divulgados no Blog da Escola e no Educarede.

CERTEZAS PROVISÓRIAS

  • A Aldeia Cabana é conhecida por ser o sambódromo de Belém, palco de várias manifestações culturais locais, tais como: shows, desfile de Carnaval, escolar e militar;
  • Antes de sua construção, outro espaço servia com local dessas manifestações culturais.

DUVIDAS TEMPORÁRIAS

  • O que é este espaço Aldeia Amazônoica? E quais as caracteristicas das manifestações e do público participantes?
  • Quem foram seus idealizadores e projetistas?
  • Quais critérios levaram a escolha do local de implantação?
  • Por que o local atual foi tido como alternativa para os eventos culturais que antes aconteciam na Av. Presidente Vargas?
  • Sua implantação causou impactos no bairro?Como se deu a escolha do nome?
  • E os motivos que levaram a troca do nome?
  • Quem foi Davi Miguel?
  • O que motivou a mudança do nome de Aldeia Cabana para Aldeia Amazônica?
  • Se esse espaço tem cumprido seu papel como espaço cultural?
  • Por quem é administrado a esse espaço? Recebe apoio de quem?

JUSTIFICATIVA/OBJETIVOS

Apesar de não chamar atenção pela riqueza ou pela suntuosidade, a Aldeia Cabana, tem sua significação cultural e está inserida no contexto do município de Belém. Então, é importante que os munícipes tenham maior consciência em relação aos seus bens culturais. Mostrar um dos espaços utilizados para expressão culturalde Belém, bem com incentivar o entendimento, a conservação e a valorização do patrimônio histórico e cultural, resguardando a identidade do povo paraense, e Estimular atitudes de valorização do patrimônio cultural, 2)Promover palestras sobre o conceito de patrimônio cultural, 3)fomentar a pesquisa que gerem produção de informações, 4)Promover visitas a Aldeia Cabana, produzir textos, imagens, áudios e vídeos, 5) Socializar os trabalhos por meio de exposição na escola, e os resultados serão divulgados no blog da escola e no Educarede.

COMO? METODOLOGIA

Para desenvolver tal proposta professores e alunos envolvidos partirão para:

  1. Apresentação das equipes no Educarede e inscrever o projeto e os participantes na comunidade Minha Terra 2009.

2. Pesquisas: O que é patrimônio cultural?

a)Aldeia Cabana (Quais os serviços prestados à comunidade, a que Secretaria está ligada, quem administra, qual sua importância para os moradores do bairro?)

b)Cabanagem (pesquisa histórica)

c)Quem foi Davi Miguel?

d)Visita com os alunos direcionada pelos professores a Aldeia Cabana: Captura de imagens e entrevistas com pessoas de diferentes idades e condição econômica para saber se frequentam esse espaço cultural.

e) Oficina de texto (gênero reportagem) aos alunos do projeto.

f) Produção de uma reportagem ( vídeo, texto ou áudio).

g) Postagem da reportagen no Educarede.

3. Elaboração pelas equipes de um projeto de intervenção

a) Divulgar os eventos culturais previstos para acontecer neste espaço até 12/2009 a fim de aproximar os moradores do espaço Cultural Aldeia Cabana;

b)Verificar que outras manifestações culturais acontecem no bairro da Pedreira que não são incluídas como participes do espaço cultural investigado;

c) Apresentar propostas de ampliação, justificando-a.

4. Construir como produto final uma revista eletronica para registro e publicação dos resultados do projeto. Postar os resultados do projeto no Educarede e no Blog da Escola.


Um comentário:

Marcelo Carvalho disse...

Professores parabéns por participar do projeto, a postagem de vocês é importante para divulgar esta ação dentro e fora da escola.

Um abraço,

Marcelo Carvalho