sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

EDUCAÇÃO COM TECNOLOGIA

Escola usa tecnologia em benefício da educação

Texto e fotos: Lucas Eugênio.

Com o objetivo de divulgar práticas pedagógicas, eventos e notícias, a Escola Lauro Sodré criou na internet um blog atualizado com fotos, calendários de prova e informações úteis a alunos e professores da instituição. Um blog é uma espécie de diário que virtual, no qual o usuário pode publicar textos, fotos, arquivos de áudio, chamados de podcasts, e até vídeos.

Segundo a professora Rosa Lia Rodrigues, responsável pela iniciativa, a ferramenta tem incentivado a comunidade escolar a se envolver nas atividades do colégio. "Todos gostam de ver suas fotos e das atividades de que participam. Com a visibilidade de sua escola, você se sente mais valorizado", afirma.

O blog é uma nova proposta de metodologia educacional, que alia as práticas pedagógicas às tecnologias da informação, no caso, a web. Para Rosa, que faz especialização em Mídias na Educação, a Internet é um dos instrumentos que facilita o desenvolvimento das atividades escolares. "O uso de ferramentas como televisão, rádio e Internet prende mais a atenção do aluno, assim as aulas se tornam mais agradáveis", diz a professora.

A professora Rosa Lia conta que o blog terá neste ano ainda mais funções que, além de inovarem o conteúdo da página, devem incentivar a participação dos alunos. Atualmente, a produção de conteúdo para a página conta com apenas dois alunos colaboradores, mas esse trabalho deve ter o envolvimento de mais estudantes em breve.

O aluno Marlon Vitor Souza Costa, um dos colaboradores do blog, acredita que a página do colégio dá visibilidade às ações da instituição de ensino. "Se há um evento na escola, dificilmente um jornal ou a canal de televisão vai divulgar. O blog é uma forma de mídia própria que nós utilizamos para mostrar os nossos trabalhos", explica.

Marlon parece estar tão comprometido com a produção de material para o blog que faz questão de citar as novidades que entrarão no ar ainda em 2009. "Pretendemos criar um chat (programa de bate-papo), o qual o estudante poderá tirar dúvidas fora das salas e, com isso, aumentar a interação entre alunos e professores", conta. O colaborador também comenta que há planos de disponibilizar apostilas na Internet para que alunos possam baixar e usar nas aulas.

O Governo Federal incentiva a utilização da informática no ensino de crianças e adolescentes e reconhece os benefícios dessa prática. No ano passado, o Ministério da Educação divulgou que os 37 milhões de alunos da rede pública de escolas urbanas terão acesso gratuito à Internet até 2010 - um total de 56 mil escolas conectadas. Foram anunciadas licitações para a criação de 29 mil laboratórios de informática para escolas de ensino fundamental de todo o Brasil.

Serviço

Quem quiser acessar o blog e acompanhar as atividades da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Lauro Sodré, só precisa acessar na Internet o endereço escolalaurosodre.blogspot.com. Os interessados em acompanhar de perto o trabalho da professora Rosa Lia e de seus colaboradores podem ir até a sede da escola, na Travessa Pirajá s/n, entre as avenidas Duque de Caxias e Visconde de Inhaúma.


sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A Escola Lauro Sodré conclui mais um ano letivo de sucesso desejando aos alunos boas férias.
Myspace Glitter Text - http://www.glittergraphictext.com

buy nintendo wii online

TEMOS VAGAS PARA O ENSINO MÉDIO NOTURNO NA ESCOLA LAURO SODRÉ

GARANTA A SUA! MATRICULE-SE LOGO!
OFERECEMOS AOS NOSSOS ALUNOS:
  • EXCELENTES PROFISSIONAIS
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (climatizado)
  • LABORATÓRIO DE BIOLOGIA e QUÍMICA (climatizado)
  • BIBLIOTECA (climatizada)
  • SALA DE VÍDEO (climatizada)
  • SALAS CONFORTÁVEIS e AREJADAS
  • PALESTRAS E CURSOS EDUCATIVOS PROFISSIONALIZANTES
  • ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Ações do Laboratório de Informática de 2008



Rosa Lia Rodrigues e Pereira

Janeiro de 2009

Minha formação em informática aplicada à educação se deu em 2007, através do Curso de Formação de Professores em Informática Educacional, no Núcleo de Tecnologia Educacional. Minha experiência prática como professora do Laboratório de Informática está acontecendo na Escola Estadual Lauro Sodré, desde janeiro de 2008. Iniciamos a implantação da informática aplicada à educação no turno noturno nesta unidade de ensino.

Depois de ter sido devidamente apresentada aos demais professores, apliquei um questionário diagnóstico aos professores, técnicos e funcionários, instrumento que pode me dar a real situação quanto o nível de conhecimento em informática, então constatei que a grande maioria precisa fazer um curso de formação/atualização. Que não aconteceu devido o laboratório não oferecer condições para a aplicabilidade do curso, inicialmente nas máquinas estavam instalados diversos sistemas operacionais, todas as variações do Linux possíveis. Essa situação só foi resolvida em meados de agosto, quando foi instalado o Boto SetLinux. Mesmo com este problema, os alunos do noturno puderam desde o inicio do ano usufruir do laboratório de informática, tendo todas as turmas um horário fixo. Atendemos também a alunos para pesquisa e para elaboração de trabalhos escolares, nos momentos em que o laboratório não está sendo usado.

Quanto à parceria com os professores, alguns têm mais interesse, outros menos em utilizar a informática com uma ferramenta educacional. A Professora Ana Célia, de Biologia, é a que mais frequenta o laboratório com seus alunos. Também frequentam a Professora Leny, de Literatura, a Professora Regina Coely, de Química II e Solange, de História. Durante o período que antecedeu o 5º Luau Cultural da Escola, o laboratório deu um grande apoio aos alunos na realização dos trabalhos.

O laboratório tem suas atividades próprias, como a de passar noções do Writer, do Impress, do Calc de acordo com a sua aplicabilidade nas atividades pedagógicas propostas. Também foi seguido o planejamento proposto pela coordenação com a utilização dos objetos de aprendizagem e a construção do Blog da escola, apenas o intercambio entre as escolas deixou de ser feito por nós devido à absoluta falta de tempo.

Para o período letivo de 2009, temos como meta além na utilização de programas e ferramentas do computador, conseguir uma maior participação dos professores, desenvolvendo projetos com seus alunos as em parceria com o laboratório de informática. A nossa expectativa agora é a de ministrar um curso de formação para os professores, técnicos e funcionários, que além de desenvolverem habilidades no manejo com a rede e com softwares, terão mais segurança na criação e execução dos projetos.