quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Projeto Minha Terra 2009

A Escola Lauro Sodré está participando da Comunidade Virtual Educared-Minha Terra 2009-Aprender a inovar. Leiam o projeto na íntegra:

Título do Projeto: Aldeia Cabana de Cultura Amazônica Davi Miguel
Público Alvo: Alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Lauro Sodré

Escola: EEEFM LAURO SODRÉ http://escolalaurosodre.blogspot.com

Turno: Manhã, Tarde, Noite

Professores envolvidos: Ezequias Monteiro, Rosa Lia Rodrigues e Pereira e Solange Miglio (História).

Previsão de inicio: Outubro Termino: Dezembro/2009.

Tema: Cidade e Cultura

Pauta: Espaços culturais

DESCRIÇÃO

A Aldeia Cabana foi construída na Av. Pedro Miranda como uma alternativa para os eventos culturais que aconteciam na Av. Presidente Vargas. Nosso projeto visa à compreensão, apreensão e a valorização deste espaço cultural. Tem como finalidade discutir se tem significado para os moradores do bairro e para os da cidade como um todo. O entender sobre a denominação dada ao referido prédio público, e também compreender a polêmica criada pela troca do nome original. Dessa forma por meio deste projeto temos como objetivo geral incentivar o entendimento, a conservação e a valorização do patrimônio histórico e cultural, resguardando a identidade do povo paraense, e como objetivos específicos 1) Estimular atitudes de valorização do patrimônio cultural, 2) Promover palestras sobre o conceito de patrimônio cultural, 3) Fomentar a pesquisa que gerem produção de informações, 4) promover visitas a Aldeia Cabana, produzir textos, imagens, áudio e vídeos, 5) Socializar os trabalhos por meio de exposição na Escola, eos resultados serão divulgados no Blog da Escola e no Educarede.

CERTEZAS PROVISÓRIAS

  • A Aldeia Cabana é conhecida por ser o sambódromo de Belém, palco de várias manifestações culturais locais, tais como: shows, desfile de Carnaval, escolar e militar;
  • Antes de sua construção, outro espaço servia com local dessas manifestações culturais.

DUVIDAS TEMPORÁRIAS

  • O que é este espaço Aldeia Amazônoica? E quais as caracteristicas das manifestações e do público participantes?
  • Quem foram seus idealizadores e projetistas?
  • Quais critérios levaram a escolha do local de implantação?
  • Por que o local atual foi tido como alternativa para os eventos culturais que antes aconteciam na Av. Presidente Vargas?
  • Sua implantação causou impactos no bairro?Como se deu a escolha do nome?
  • E os motivos que levaram a troca do nome?
  • Quem foi Davi Miguel?
  • O que motivou a mudança do nome de Aldeia Cabana para Aldeia Amazônica?
  • Se esse espaço tem cumprido seu papel como espaço cultural?
  • Por quem é administrado a esse espaço? Recebe apoio de quem?

JUSTIFICATIVA/OBJETIVOS

Apesar de não chamar atenção pela riqueza ou pela suntuosidade, a Aldeia Cabana, tem sua significação cultural e está inserida no contexto do município de Belém. Então, é importante que os munícipes tenham maior consciência em relação aos seus bens culturais. Mostrar um dos espaços utilizados para expressão culturalde Belém, bem com incentivar o entendimento, a conservação e a valorização do patrimônio histórico e cultural, resguardando a identidade do povo paraense, e Estimular atitudes de valorização do patrimônio cultural, 2)Promover palestras sobre o conceito de patrimônio cultural, 3)fomentar a pesquisa que gerem produção de informações, 4)Promover visitas a Aldeia Cabana, produzir textos, imagens, áudios e vídeos, 5) Socializar os trabalhos por meio de exposição na escola, e os resultados serão divulgados no blog da escola e no Educarede.

COMO? METODOLOGIA

Para desenvolver tal proposta professores e alunos envolvidos partirão para:

  1. Apresentação das equipes no Educarede e inscrever o projeto e os participantes na comunidade Minha Terra 2009.

2. Pesquisas: O que é patrimônio cultural?

a)Aldeia Cabana (Quais os serviços prestados à comunidade, a que Secretaria está ligada, quem administra, qual sua importância para os moradores do bairro?)

b)Cabanagem (pesquisa histórica)

c)Quem foi Davi Miguel?

d)Visita com os alunos direcionada pelos professores a Aldeia Cabana: Captura de imagens e entrevistas com pessoas de diferentes idades e condição econômica para saber se frequentam esse espaço cultural.

e) Oficina de texto (gênero reportagem) aos alunos do projeto.

f) Produção de uma reportagem ( vídeo, texto ou áudio).

g) Postagem da reportagen no Educarede.

3. Elaboração pelas equipes de um projeto de intervenção

a) Divulgar os eventos culturais previstos para acontecer neste espaço até 12/2009 a fim de aproximar os moradores do espaço Cultural Aldeia Cabana;

b)Verificar que outras manifestações culturais acontecem no bairro da Pedreira que não são incluídas como participes do espaço cultural investigado;

c) Apresentar propostas de ampliação, justificando-a.

4. Construir como produto final uma revista eletronica para registro e publicação dos resultados do projeto. Postar os resultados do projeto no Educarede e no Blog da Escola.


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Homenagem ao Diretor da Escola

No dia do desfile escolar a Banda de Música da escola Lauro Sodré fez uma homenagempara o Diteretor Colemar pelo dia do seu aniversário. Veja o vídeo.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Aniversário do Diretor



Quando o Diretor da Escola Lauro Sodre faz aniversário é uma semana de comemoração, além do jantar no restaurante Higachi, aconteceu também um almoço com feijoada, muito churrasco, refrigerante, bolo, cerveja e música. O evento aconteceu na asseduc no dia 12/09/2009(sábado). Lá o Baile da Saudade rolou a tade toda. Veja as imagens.

domingo, 13 de setembro de 2009

EDUCAREDE: MINHA TERRA 2009


Os professores Ezequias Monteiro e Rosa Lia Rodrigues e Pereira, que estão lotados no Laboratório de Informática da Escola Lauro Sodré, estão procurando parceiros entre os professores e alunos da escola, para elaborar um projeto visando participar da Comunidade "Minha Terra 2009: Aprenda a inovar", que é uma parceria entre o Programa Educarede, Secretarias Estaduas de Educação de todo o país e a Secretaria Municipal de Educção de São Paulo. O projeto visa recuperar aspectos de identidade, dos costumes e da historia locais, valorizandoa diversidade cultural do país.
Está é a hora da Escola Lauro Sodré mostrar sua competência.

COMEMORAÇÃO



Na última quinta feira, dia 10/09, foi comemorado o aniversário do diretor Colemar Pereira. Os funcionarios da renomada escola se reuniram no restaurante Higachi para cantar os parabéns. A organização ficou por conta das versáteis Teonila Alves e Márcia Miranda. Foi uma noite de alegria, onde todos demonstraram que o diretor Colemar é muito querido por todos.

domingo, 6 de setembro de 2009

CONCURSO DE VÍDEO

O NAVEGAPARÁ chegou bombando, lançou o NAVEGATUBE, que é uma ferramenta de divulgação para produções virtuais. Qualquer usuário, postar seus vídeos na página do NAVEGATUBE, possibilitando que os mesmos possam ser acessados por pessoas de todo o mundo.

Um concurso para os internautas que gostam de produzir vídeos já está movimentando o meio, com a temática ‘Diversidades e realidades amazônicas’, incluindo temas urbanos e rurais, lendas e crendices, costumes, comportamentos e cultura em geral.

Serão premiados os três primeiros vídeos mais acessados em cada uma das seguintes categorias: Infocentros (membros regularmente cadastrados em qualquer dos infocentros do programa NAVEGAPARÁ); Escolas Públicas (membros regularmente matriculados na rede pública do Estado do Pará); e Público em Geral. O primeiro lugar receberá a quantia de 5 mil reais, o segundo 3 mil reais e o terceiro 2 mil reais. O infocentro e a escola que produzir o melhor vídeo ganharão ainda uma mini-ilha de edição.

O regulamento estará disponível a partir do dia 26 de agosto no site www.navegatube.org.br, onde os interessados em concorrer à premiação poderão se inscrever até o dia 25 de setembro com vídeos inéditos, ainda não publicados em qualquer outro veículo de difusão como, por exemplo, youtube, blogs e televisão.

A premiação será realizada no dia 15 de novembro, último dia da Feira do Livro. Além disso, será premiado também o Video Qualidade por um júri técnico, formado por especialistas das áreas de vídeo e cinema.

Quem apenas quiser postar os vídeos, sem concorrer a premiação, também poderá acessar o site e disponibilizar sua produção na página em várias categorias como saúde, cidadania e comunicação.

Os alunos da Escola Lauro Sodré interessados em participar do concurso de vídeos, podem procurar os professores do Laboratório de Informática da escola, como apoio e para orientação.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

OFÍCIO ENVIADO À CIPOE, SOLICITANDO SEGURANÇA


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA
ESCOLA E. E. F. M. LAURO SODRÉ

Belém-Pa, 20 de Agosto de 2009
Ofício nº 59/09

Sr. Comandante da CIPOE

Assunto: Solicitação

Cumprimentamos V.Sa. e na oportunidade estamos solicitando mais uma vez o apoio dessa renomada Companhia, no sentido de priorizar a segurança de nossa Escola, em especial no turno da noite, horário em que nossos alunos continuam sendo assaltados e agredidos com armas de fogo, causando-lhes medo, doenças psicológicas e desinteresse pelos estudos.

Como relatado no ofício anterior de nº 51, enviado pela Direção da Escola a essa Companhia, no dia 25/06/09, os fatos ocorridos, têm contribuído consideravelmente para a evasão dos alunos, cancelamento de matrículas e pedidos de transferências, resultando na diminuição de turmas. Em decorrência da insegurança, apenas treze turmas foram formadas, estamos com sete salas ociosas.

Solicitamos encarecidamente, providências a esse Comando, para que possamos atender os pedidos de socorro da nossa Comunidade Escolar e dar continuidade ao nosso trabalho com segurança e tranquilidade.

No aguardo de soluções urgentes, agradecemos sua especial atenção.


Colemar Pereira dos Santos
Diretor
Teonila Mª Alves Carneiro
Vice-Diretora